Estilo de Desenho e Referências
- Canto da Mamone
- 6 de abr. de 2020
- 2 min de leitura
Você, que desenha, ou tem vontade de começar a desenhar, já teve dúvidas sobre seus traços ou que estilo você se encaixa mais?
Eu já, tive e tenho muuuuuitas dúvidas. Inclusive, até ano passado, eu duvidava muito sobre o estilo dos meus desenhos. Se eu era capaz de viver disso um dia.

Comecei meu Instagram, o Mamone Draws, à base total do medo e da insegurança, e só depois de uns meses criei mais autoconfiança, e consequentemente, acabei melhorando nos desenhos.
Eu sempre curti desenhar, colocava as minhas idéias no papel e nunca me importei sobre o que os outros achassem. Só que a medida que eu fui crescendo, desenhar se tornou importante demais, então mostrar meu desenho pra alguém significava mais até do que deixar a pessoa ler meu diário! Isso gerou uma insegurança enorme na hora de eu mostrar pra alguém, eu sabia que deveria melhorar muito se quisesse um reconhecimento nisso.
Mas foi depois de ter uma decepção amorosa daquelas que eu caí de cabeça na arte. Tanto em música quanto em desenho, eu achei um refúgio. Isso em 2018, com 15 anos. Passei o resto do ano usando músicas que eu adorava como referências de desenhos, usei o CD Reputation da Taylor Swift como uma inspiração o ano inteirinho, e foi assim, que eu me apaixonei de vez por desenhar.
O único problema era que eu não fazia idéia do que isso tinha a ver com meu futuro. Teve uma época que a única coisa que eu fazia era ver filmes antigos enquanto desenhava toneladas de desenhos. Deixei quieto algumas dúvidas sobre como levar a vida de artista que me incomodavam, e continuei desenhando.
Então em 2019 decidi começar meu Instagram de desenhos, e fui postando sem me importar, só postava, sabia que meus desenhos não estavam perfeitos, e o "aesthetic" estava muito amador. Mas se você nunca começar, você não vai testar estilos, e só testando pra saber com qual estilo você se identifica.
Foi aí que eu descobri o Insta @nanaths, da ilustradora Nath Araújo. Vi que os desenhos dela eram parecidos com os meus, o estilo era algo que eu sempre tentava buscar nos meus desenhos, então comecei a seguir ela e outros perfis de ilustradoras brasileiras, para eu ver que tinha sim como se tornar alguém com a minha arte. Ah, e foi aí que eu entendi o que era um ilustrador, e gostei da ideia de me tornar uma. Continuei desenhando e usando ela como referência.
Então esse ano, já formada do ensino médio, comecei um curso de ilustração. Estamos falando de estilos de desenho, e honestamente, foi só agora que consegui encontrar o meu. Além dos perfis no Instagram, como @nanaths, @t.s.carmo, @camixvx, desenhos animados como, Irmão do Jorel, Ricky & Morty, etc; têm me inspirado a continuar a encontrar meu estilo e o tipo de arte que eu quero fazer.

Vou postar textos, histórias, e tbt's aqui na parte do blog dedicada ao Mamone Draws, espero que ajude alguém a encontrar a si mesmo, igual a mim.
Apoiem outros ilustradores, façam amizades e laços com outros desenhistas e artistas. Me chama no Insta e a gente conversa mais (@mamonedraws), ou no tumblr Mamone Draws.
Comentarios